top of page

A CGH e suas contrapartidas

  • Foto do escritor: Energética Rio das Pedras
    Energética Rio das Pedras
  • 3 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Durante os últimos meses a Energética Rio das Pedras consolidou o seu compromisso social junto à comunidade inserida no Covó, localidade onde está o sítio de implantação da CGH Enxadrista. Das contrapartidas locais promovidas até o momento pela Energética, merecem destaque a doação de produtos florestais para os moradores lindeiros, fornecimento de materiais provenientes das escavações para repavimentação de estradas na região e a contratação da mão de obra local.


Como a supressão vegetal compulsória do empreendimento implicou na retirada de 434,96 m³ de madeira, incluindo toras, lenha e resíduos florestais, boa parte desse material foi oferecida aos proprietários lindeiros ao empreendimento. Devido ao alto valor de mercado do produto florestal, as toras desdobradas dos indivíduos mais robustos serviram como contrapartida financeira direta aos proprietários locais. Além da venda, eles puderam utilizar o material para confecção e implantação de cercas para criação extensiva de gado na propriedade.

ree

Cerca construída na propriedade lindeira ao empreendimento feita a partir do produto florestal do empreendimento.


Os materiais de obras provenientes das escavações simples e detonações também tiveram como finalidade contrapartidas locais, isto porque durante o processo de extração foram dedicadas horas-máquina para o transporte, deposição e compactação do material em estradas particulares de acesso às propriedades vizinhas e também à própria estrada municipal de Guarapuava, no prolongamento da Rua Ernesto Gomes, que leva até ao empreendimento.

ree

Melhorias no prolongamento da rua Ernesto Gomes sendo executada pela Energética.


A contratação da mão de obra local é outra contrapartida já consagrada no setor elétrico, e no caso da Energética Rio das Pedras não foi diferente. Em comunicação social da população circunvizinha no período de "pré obras" foi informado o interesse do empreendedor pela contratação local, catalogando familiares e profissionais relacionados aos moradores que poderiam ter interesse no trabalho. Após processo de treinamento e seleção, vários funcionários foram contratados localmente e são mantidos desde o início das obras junto à construtora. Ressalta-se, nesse grupo de contratados, a figura de um jovem, filho de um proprietário rural local, que tem sua primeira experiência profissional formal na CGH Enxadrista.


ree

Exemplo da mão de obra local envolvida na fundação da casa de força da CGH Enxadrista.


Energética Rio das Pedras


 
 
 

Comentários


bottom of page