top of page

Mais dados para o rio das Pedras

  • Foto do escritor: Energética Rio das Pedras
    Energética Rio das Pedras
  • 23 de abr. de 2020
  • 1 min de leitura

No início do ano a ENERGÉTICA RIO DAS PEDRAS suplementou o sistema hidrológico do Paraná adicionando mais um posto de monitoramento em seus rios. Localizada à montante da CGH Enxadrista, no rio das Pedras, a estação CGH ENXADRISTA MONTANTE, como foi denominada, já encontra-se em operação e disponibilizando dados horárias ao sistema interligado da Agência Nacional de Águas - ANA.


Por se tratar de uma estação do tipo fluviométrica, pluviométrica e sedimentométrica, além dos dados de vazão, ela também disponibilizará à ANA dados de chuva acumulada e concentração de sedimento nos rios, todos em escala horária.


Estes dados se somam aos já disponíveis na estação hidrológica ETA - GUARAPUAVA, operada pela SANEPAR e instalada na mesma bacia hidrográfica, próxima à confluência no rio Jordão. Juntas, essas duas estações vão dispor de dados desde 1982 que, se analisados de forma conjunta, podem trazer bons indicadores ambientais relacionados ao uso e ocupação do solo na bacia, subsidiando tomadas de decisões no âmbito do planejamento rural e urbano do município.


ree

Estação CGH ENXADRISTA MONTANTE (Pluviométrica, Fluviométrica e Sedimentométrica) instalada no rio das Pedras, à montante da CGH Enxadrista.


Energética Rio das Pedras

 
 
 

Comentários


bottom of page