Monitoramento Arqueológico no canteiro de obras.
- Energética Rio das Pedras
- 22 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Por meio do Ofício nº 555/13, em 2013, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN emitiu a licença de instalação permitindo a realização das obras da CGH Enxadrista condicionando à realização do monitoramento arqueológico nas áreas de supressão e educação patrimonial com os trabalhadores do canteiro de obras.
O Programa de Monitoramento Arqueológico justifica-se pela necessidade de preservação do patrimônio arqueológico nacional, assim como a valorização deste por meio da transmissão de conhecimento (educação patrimonial).
O monitoramento no sítio de implantação foi realizado pela empresa especializada Preservar Arqueologia e Patrimônio em localidades de intervenção sobre os solos e áreas de supressão vegetal, para inspeção de possíveis sítios ou ocorrências arqueológicas, buscando evitar a perda destes.
Atividade também realizada no canteiro de obras, a educação patrimonial foi realizada junto aos colaboradores e moradores locais, para conhecimento e proteção dos vestígios arqueológicos, por meio, inclusive, de cartilha educativa. Além da educação propriamente dita, o convívio e troca de experiências entre as equipes também contribuiu para a disseminação do conhecimento e informação.


Energética Rio das Pedras.
Comentários